Breve guia de liberdade: Telefonia Celular, não se deixe enganar"


É complicado definir em um post todo o ódio que eu sinto pela Claro, seria interminável e passaria dias contando todos os pontos negativos e discussões homéricas que tive com os atendimentos (quem em sã consciência deu esse nome a eles?) da operadoras.

É fato, a portabilidade numérica trouxe consigo o desejo de "opa! vou trocar de operadora e manter o mesmo número. É agora!" e o mínimo que se esperava das operadoras de telefonia, ainda mais com a chegada da Oi é que o serviço, principalmente de atendimento, melhorasse, mas não, nada muda, ou pode até piorar.

No final do ano passado, a FGV realizou uma pesquisa com usuários e mostrou que mais de 64% das pessoas trocariam de operadora, sendo que a portabilidade ainda não atingia São Paulo. Como será que estão os índices atuais?

Enfim, todas as operadoras "tentam" apresentar milhares de vantagens, mas como funciona realmente?

Portabilidade:
Sim, sim, todo mundo já sabe que portabilidade nada mais é do que trocar de operadora mantendo o mesmo número (tem que ser sempre o mesmo DDD). Mas COMO?

1. Primeiro passo e alerta: "Não cancele sua linha com a operadora atual antes de repassar para outra operadora".
2. Portando RG, CPF e Comprovante de residência (em caso de conta pós paga) vá até a operadora que deseja utilizar e solicite a transferência aderindo a um dos novos planos propostos.
3. Será necessário agendar uma data para "oficializar" a passagem do número para essa nova operadora. (provavelmente nesse período algumas dificuldades técnicas irão surgir e você ficará impossibilitado de utilizar o celular....não que seja uma verdade absoluta, mas sempre acontece)

Ressalvas:
- Apenas o titular do número poderá solicitar a portabilidade
- Após a mudança da linha para a nova operadora, automaticamente seu vínculo com a operadora antiga será cancelado. (Não caia em conversas, é lei)

Veja a cartilha da Anatel, clique aqui.

Desbloqueio de aparelhos:
Desbloquear o aparelho para utilizar chip de outras operadoras não é crime, é um direito do usuário.

1. Vá com o aparelho na sua operadora, portando RG, CPF e Nota Fiscal e solicite o desbloqueio do aparelho. Sai na hora, tem que sair, e não tem nenhum custo adicional.
2. A operadora Oi desbloqueia todas as operadoras, com exceção da Claro obviamente. Basta levar também, o RG e Nota Fiscal do aparelho.

Ressalvas:
- Não são todos os aparelhos que podem ser desbloqueados, algumas versões, principalmente aparelhos 3G são mais complexos.
- A última vez que fui a loja da Oi me informaram que por enquanto a operadora não está mais desbloqueando aparelhos.
- Se você ganhou seu aparelho de presente, já era. Sem nota, sem conversa! (Rídiculo)
- Na Vivo (a única que sei) se você não possui a nota fiscal, mas comprou um aparelho em uma loja Vivo autorizada basta levar o CPF que eles conseguem puxar a nota fiscal no sistema (pós muita reclamação e presença do gerente).

OPERADORAS:

Claro: A pior das piores, o pior atendimento!

Sem dúvida nenhuma é a operadora que mais disponibiliza celulares a preços acessíveis, se você aceitar vender seu pescoço para o pior negócio da sua vida. E são muitos que aceitam, inclusive eu infelizmente aceitei.

- Não possui nenhum serviço diferenciado e nenhum plano com vantagem exclusiva que só exista na operadora
- Sim, disponibiliza aparelhos caso haja um contrato pós-pago, sujeito a multa se quebrado antes de 12 meses.
- Atendimento na Loja: Alguém já viu alguma loja Claro vazia? Será que estão felizes adquirindo novas linhas?? Não, estão sedentos por reclamações e atendimento. As filas são homéricas, as informações não são claras e sempre temos que escutar que a loja é "autorizada". Afinal, onde fica a loja de verdade?........ horas depois ao telefone e através de inúmeras solicitações descubro que em algum lugar no fim do mundo pode existir uma loja Claro.
- Atendimento via telefone: Tire o dia de folga, pratique Yoga, respire fundo e pense que tudo vai acabar - Fez isso? - Agora sim é hora de ligar pro atendimento da Claro, ser desrespeitado, não obter as informações que procura, ficar mais de meia hora entre as transferências para outros departamentos (eles nunca respondem por nada) e algumas esporádicas vezes escutar o atendente rindo com seus colegas de trabalho ao invés de praticar o "SEU TRABALHO".

Consigo afirmar hoje, com extrema precisão que foi a maior (com o perdão da palavra) cagada que eu já fiz na vida, escolher a operadora Claro.

Pegadinhas:

- Quando estiver adquirindo um Claro, eles serão atenciosos e super simpáticos (afinal ganham comissão a cada venda).
- Acredite, é melhor comprar um aparelho em 1.000 vezes do que ganhá-lo e pagar todo mês por isso aguentando a Claro.
- Sempre que ligarem simpáticos: "Senhor, verificamos que sua utilização é muito superior a sua franquia. Gostaria de realizar um plano com mais minutos e acabar pagando menos por isso?". Dá certo apenas no primeiro mês... eles sabem que você vai acabar falando mais e gastando mais e assim vai, aos poucos, subindo a facada mensal
- Quando você tentar transferir para um plano inferior prepare-se para ficar sem falar. Fiz isso fiquei mais de uma semana com o aparelho parado. É a vingança motivando o serviço ao consumidor.
- Pontuação Claro Clube: Não adianta em nada! Para resgatar é complicado, tem que provar pai, mãe e filha e os benefícios são perdidos se você trocar de plano..... ahh que novidade.

Vivo: Salva pelo excelente sinal.

Sempre caímos no seguinte cenário:

Viagem - Qual celular funciona? Vivo. Sempre.
Todos os celulares ficam sem sinal, mas a Vivo permanece firme e forte e sempre salva, vira e mexe, situações emergenciais.

- Se o seu caso é "quero um celular de graça independente do plano" sem dúvidas, opte pela Vivo, apresentam as mesmas vantagens da Claro, mas pelo menos o sinal é bom.
- Imitaram a Oi em nova promoção de minutos no pré-pago, mas imitar é fácil.. é o mínimo.
- Atendimento na Loja: Atendentes mal informados, fingem simpatia e ao adquirir novos aparelhos te tratam com luva de pelíca. Do contrário e principalmente em desbloqueios são ágeis "Mas a senhora perderá todos os benefícios da operadora". Bulhufas!
- Atendimento via telefone: Péssimo também... um pouco mais rápido que a Claro. Pelo menos.

Tim: Nunca tive problemas com a Tim, mas quem tem Tim mesmo?

Olha, o tempo que utilizei a Tim não tive nenhum problema, mas também não cheguei a ir na loja e nem utilizar o atendimento via telefone.

Uma coisa é fato, sei que adoram criar inúmeras "vantagens sem fronteiras". Tenho um pouco de medo...

Se você tiver alguma experiência com a operadora conte pra mim... eu acrescento aqui.

Oi: Surgiram para atingir o povão... e estão conquistando. Até o momento!

Me diz uma coisa. Por que ser de qualquer outra operadora se a Oi oferece R$ 20,00 por dia para você falar de Oi pra Oi (do seu DDD ou não! Uhuuu"), Oi pra Fixo e mensagens pra qualquer operadora, pagando apenas R$ 10,00 por mês? Dá pra brincar de torpedos, ligar pra perder os créditos antes da meia noite e ainda por cima ter um excelente atendimento.

Eu sei, eu sei, que acabaram de surgir em São Paulo, mas até o momento não tive nenhum desagrado.

- Atendimento na Loja: São simpáticos e sinceramente não sei qual a forma de remuneração deles, porque não tentam me entuxar aparelhos e planos exorbitantes. Basicamente oferecem um excelente serviço, simples!
- Atendimento via telefone: Cumprem a mensagem com o protocolo em até 24 horas. (Olhaaaa! Isso existe!) Foi rápido e simples e eu já era uma Oi. Não é fantástico?

______________________________________

O brasileiro ainda não se atentou que nós somos os consumidores, que temos direitos e que as operadoras e todos as outras empresas, seja de telefonia, de serviços, de bens de consumo não vivem sem a gente e sem o nosso rico e suado dinheiro. Então faça por merecer e brigue por um direito seu. (Ó, posso virar política jajá). Sério.

Por exemplo a Oi, pode ser que daqui a algum tempo ela seja sacana e todos os serviços bons oferecidos até o momento caim por terra. Qual a solução? Trocar, parar, mudar, reclamar.
Senão sempre será a mesma coisa... sempre será a mesma usurpação.


Em breve, eles estarão aos nossos pés e o serviço entregue será no mínimo perfeito, tem que ser. (devia ser frase de banheiro)

You can leave a response, or trackback from your own site.

5 Response to "Breve guia de liberdade: Telefonia Celular, não se deixe enganar""

  1. Daniela says:

    nem acredito que li (quase) tudo!
    hauhauha todo mundo acha que sua própria escolhida é a pior... Sobre a TIM, já fiquei duas horas na loja pra comprar um chip virgem, já fiquei um mês pra conseguir pegar um aparelho de bônus (com os 12 meses amarrados tb), sendo que tive que trocar até endereço de fatura pra receber ele onde eu queria, já fui destratada por atendente, já fiquei semana sem conseguir mandar SMS, já fiquei meia hora no serviço de "atendimento".... é tudo igual! acho que vô mudar pra OI se é que é boa assim... ou cê tá ganhando comissão? hohohoh

    olha, acho que nem com comissão eu aceitaria fazer um post pra operadora elogiando se for uma merda hahaha...

    então, até o momento tá bem boa viu, se do nada ela piorar vou ver a primeira a alterar o post rs.

    vamos lá!

    A Tim tem um sinal bem meia boca. E tem atendentes muito ruins.
    Na loja, querendo ver um aparelho, esperei meia hora para ser atendida (isso pq só tinha eu esperando e a mulher do balcão não podia me dar o aparelho que eu só queria pegar na mão) e, quando um outro atendente chegou, os outros perguntaram em alto e bom tom "porra, já falei pra ir cagar só no seu intervalo!"

    No telefone, sinto que a TIM tem um apego cabalístico com os números 4 e 5. Afinal,as 3 primeiras ligações SEMPRE "caem" na sua cara. Fora isso, eles não podem dar nada, não tem desconto pra clientes que estão na operadora há anos, eles nunca sabem nada... O de sempre.


    Quanto à Oi, acho que eles são um pouco... utópicos. Não gosto muito da cara de Pirata que eles tem (especialmente quando meu TIM fica fora de área e aparece OI no visor do meu tel, como se eles estivessem roubando o sinal). Não acho o sinal bom, e não sei se vejo vantagem em pagar um minuto a mais caríssimo para ter 600 minutos de Oi pra Oi - quase todos os Ois que conheço não são a linha principal das pessoas.

    Queria mesmo era um Nextel, mas eles dificultam muito para ter uma linha.

    Lá vou eu vender a alma para alguma operadora qualquer em troca de um celular melhor e um plano família com mais minutos e menos dinheiros...

    mto bom e altamente esclarecedor seu post!

    Daniela says:

    aaaaah, escreve mais :]

Powered by Blogger